Baixe nosso aplicativo

Notícias

Sescoop/SC oferece curso de arquivamento de atos em Florianópolis

A obrigação de registro de atos na Junta Comercial fez com que mais 28 colaboradores de cooperativas de Santa Catarina, de diferentes ramos, se reunissem na última quinta-feira, na sede da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), em Florianópolis, para capacitação sobre o tema. O assessor jurídico da Ocesc e representante da entidade na Junta Comercial, Gilson Flores, falou sobre os requisitos exigidos para registro de atos e das principais dificuldades enfrentadas nesse processo.

“Percebemos vários erros e sabemos que seguidamente ocorrem mudanças nas formalidades de registro. É importante que as cooperativas saibam a maneira correta de proceder e as consequências de problemas no registro”, destaca Flores. Segundo ele, o registro de atas de assembleias ordinárias e extraordinárias e de reuniões de conselhos administrativos, por exemplo, são obrigatórios a todas as cooperativas.

Por esse motivo, o curso de arquivamento de atos é um dos mais antigos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC). “Dia 19 de agosto, esse mesmo curso será oferecido no Oeste, em Chapecó, e já tem 30 pessoas inscritas. Já chegamos a fazer quatro cursos desse por ano, devido à demanda”, revela Alexandre Alves, coordenador de treinamentos do Sescoop/SC.

Em Florianópolis, 28 pessoas participaram do curso, entre elas dois representantes de nossa Cooperativa, do setor contábil.  Além dela, o secretário do conselho administrativo e o contador da entidade estiveram presentes. “Achamos muito importante. Mesmo que eu não seja da área acho interessante participar, porque vemos muitos problemas no registro de atas. Sabemos que é muito burocrático, obrigatório e de extrema importância”, comenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna – SESCOOP