Baixe nosso aplicativo

Notícias

Cooperativas de Santa Catarina têm reajustes tarifários anuais aprovados.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou hoje (24/9), durante reunião pública da diretoria, os reajustes tarifários de catorze cooperativas que atendem ao estado de Santa Catarina. São elas: Cooperativa de Eletrificação Braço Norte (Cerbranorte), Cooperativa de Eletrificação Lauro Muller (Coopermila), Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful), Cooperativa Energética Cocal (Coopercocal), Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi (Cergal), Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral), Cooperativa de Eletricidade Paulo Lopes (Cerpalo), Cooperativa Distribuidora de Energia Elétrica de Anitápolis (Ceral Anitápolis), Cooperativa Distribuidora de Energia Vale do Araçá (Ceraçá), Cooperativa de Eletricidade Jacinto Machado (Cejama), Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel), Cooperativa de Eletrificação Sula Catarinense (Cersul), Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera) e Cooperativa de Prestação de Serviços Públicos de Distribuição de Energia Elétrica Senador Esteves Júnior (Cerej)
As novas tarifas passam a vigorar a partir do dia 28/9. Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores:

COOPERATIVA Efeito Médio
CERBRANORTE 24,06%
COOPERMILA 35,26%
CERMOFUL 8,69%
COOPERCOCAL 14,56%
CERGAL 23,69%
CERGRAL 22,90%
CERPALO 22,99%
CERAL ANITÁPOLIS 18,70%
CERAÇÁ 31,43%
CEJAMA 14,94%
COORSEL 33,20%
CERSUL 2,58%
COOPERA 0,55%
CEREJ 11,47%

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X*, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de permissão assinados entre as cooperativas e o Governo federal, por meio da ANEEL. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas cooperativas. Leia mais sobre os processos de atualização tarifária em www.aneel.gov.br, em Espaço do Consumidor, Tarifas – Consumidores Finais.

Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários também podem ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL, perfil espaço do consumidor, na cartilha ‘perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica‘. Fonte: www.aneel.gov.br