Baixe nosso aplicativo

Notícias

CERGAL participa do Seminário de PRODUÇÃO DE ENERGIA NO COOPERATIVISMO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS

O Presidente da CERGAL, Gelson José Bento, participou do Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou no dia 08.05, uma cartilha para a constituição de geração compartilhada de energia em cooperativas. O material foi desenvolvido em parceria com a GiZ (agência de fomento alemã) e DGVR (entidade representativa das cooperativas na Alemanha). Do qual está sendo lançado juntamente com o Seminário acima mencionado. O evento debaterá o potencial do modelo econômico na geração de energia.

Em 2017, o número de cooperativas com sistemas de geração distribuída mais que dobrou em relação aos últimos cinco anos (2012-2016), passando de 25 para 56 novas conexões instaladas. Hoje, o Sistema OCB conta com um total de 75 cooperativas que utilizam o modelo de geração distribuída ou sistema de compensação e prevê chegar ao final de 2018 com um crescimento de 80% em relação ao ano anterior.

“O guia é um importante passo para as cooperativas, já que mais de 90% das cooperativas de geração distribuída utilizam sistemas fotovoltaicos. O crescimento sustentável, com compartilhamento de recursos em prol do desenvolvimento econômico e social da comunidade, está na essência do cooperativismo, e é muito bem ilustrado por essas cooperativas”, explica Marco Olívio Morato, analista técnico e econômico da OCB.

Durante a programação foram abordados diversos assuntos dentre eles: Contexto Energético Brasileiro e o Cooperativismo; que destaca sobre a Segurança Energética e baixa emissão de carbono que será ministrado por Rodrigo Lima (Agroicone); Produção e demanda de energia no Brasil: Contexto atual e perspectivas futuras, ministrado por Carlos Alexandre Pires ( MME); Energia no cooperativismo por Marco Morato (OCB).

Ainda, espaço para apresentações de Experiências Internacionais da Alemanha, com Camila Japp (DGRV); Chile – ministrada por Daniela Arial ( Instituto de Ecologia Política) e sobre o México, ministrado por Jasmin Renz (DGRV). Serão ainda apresentados Cases de Sucesso e abordado temas sobre Linhas de Financiamento com a apresentação e explanção de Luciano Cordeiro do BNDS; Lisiane de Limas do BRDE e BB. Entre outras explanações sobre o guia de constituição de cooperativas de geração distribuídas.

As cooperativas que utilizam geração distribuída somam mais 6 MWp de geração, e abastecem 191 unidades consumidoras. Essas cooperativas integram o Ramo Infraestrutura da OCB, que também contempla 17 cooperativas de geração de energia; uma de internet (viabilizada por meio de uma cooperativa de energia); três cooperativas de irrigação e uma de saneamento básico.

Participam ainda deste encontro; Olívio Teixeira e Carlos Alexandre Príncipe Pires, respectivamente, coordenador e diretor do departamento de Desenvolvimento Energético da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); membros do Ministérios de Minas e Energia (MME), e da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop).

O evento ocorreu na Sede do Sistema OCB em Brasília- DF.

Fonte: OCB e Assessoria de Imprensa Cooperativa Regional Auriverde