Baixe nosso aplicativo

Notícias

Campanha nacional promove consumo consciente de energia

Com o lema “Consumo consciente de energia: levante essa bandeira”, iniciou nesta semana uma campanha nacionalpara estimular o uso consciente e o combate ao desperdício de energia elétrica, além de esclarecer como funcionam as bandeiras tarifárias.

Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), a campanha contempla spots de rádio e filmes para TV, além de peças gráficas, como cartazes e cartilha. Faça aqui o download da cartilha.

Os materiais sugerem ao consumidor que adote medidas como tomar banhos mais curtos, com o chuveiro elétrico na posição verão; desligar a televisão enquanto não estiver sendo usada; juntar roupas para passar de uma só vez; e usar máquina de lavar louça e roupa apenas quando estiverem cheias. Outras dicas são optar pela iluminação natural; pintar a casa com cores claras; e trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

Em relação ao uso do ar-condicionado, a orientação é não deixar portas e janelas abertas quando o aparelho estiver ligado e manter os filtros sempre limpos. Na cozinha, é preciso verificar se a borracha da geladeira está em boas condições e não deixar a porta aberta mais do que o necessário. Outra orientação é a troca dos eletrodomésticos antigos por novos, com o selo Procel de eficiência energética.

A campanha explica ainda o que é o sistema de bandeiras tarifárias e os novos valores que entraram em vigor nesta segunda-feira, dia 2: na bandeira amarela, a tarifa tem acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos (e suas frações). Se houver condições mais custosas de geração, a bandeira vermelha é acionada é há um acréscimo de R$ 5,50 para cada 100 kWh consumidos (e suas frações).

Implantado em janeiro deste ano, o sistema de bandeiras tarifárias foi o mecanismo criado pelo Governo para sinalizar ao consumidor as condições de geração de energia no período relativo à sua fatura. Nas cores vermelha, amarela e verde, as bandeiras são como um semáforo de trânsito, com sinais que indicam ao consumidor se a energia custará mais ou menos naquele período.

A cartilha esclarece que as bandeiras não criam um novo custo, mas apenas direcionam a parte variável dos gastos com a geração da energia elétrica. Anteriormente, essas variações eram repassadas até um ano depois, no reajuste tarifário. Ocorre, portanto, um sinal de preço que mostra para o consumidor o custo real da geração no momento em que ele está consumindo a energia, dando a oportunidade de adaptar seu consumo.

Fique atento – Todos os meses, a ANEEL divulga, em seu portal na internet, a cor da bandeira vigente para o mês seguinte. A bandeira tarifária para o mês de março de 2015 é vermelha.

Fonte: Aneel, Abradee e CELESC.