Emissão de 2º via

TELEFONE

167

(de telefones fixos ou celulares)

Verde

Bandeira Tarifária

Janeiro / 2018

Como ler o medidor

Faça a leitura e acompanhe o seu consumo

Medidor Ciclométrico

Neste tipo de medidor, a leitura é simples e direta, conforme o número que aparece no visor do medidor (4 ou 5 números).

 

Na sua fatura de energia existe um mostrador com 5 quadradinhos. Anote nos quadradinhos os números que aparecem no medidor.

 

A leitura que você fez, subtraída da leitura atual que você encontrará na Fatura de Energia Anterior, resultará no consumo a ser faturado no mês.

 

Para fazer o cálculo de seu consumo parcial, você deverá subtrair da leitura atual a última leitura efetuada do mês anterior, que consta no campo leitura do medidor da sua conta de energia elétrica.

 

Leitura mês anterior: 4869 Consumo = 5084 - 4869 = 215 kWh

 

Observação: Se o campo "Fator de Multiplicação" aparecer na sua fatura com um valor diferente de 1, o valor do consumo deverá ser multiplicado pelo "fator" para se chegar ao número de quilowatts gastos no período.

Medidor Ciclométrico

O tipo mais comum de medidor de energia elétrica é o de ponteiros. Ele é composto por quatro relógios. Veja como é fácil fazer sua leitura:

 

Comece a leitura pelo marcador da unidade localizado à sua direita na figura.

Repare que os ponteiros giram no sentido horário e anti-horário, e sempre no sentido crescente dos números, ou seja, do menor para o maior número.

Para efetuar a leitura, anote o último número ultrapassado pelo ponteiro de cada um dos quatro relógios. Sempre que o ponteiro estiver entre dois números, deverá ser considerado o menor valor.

 

Para fazer o cálculo de seu consumo parcial, você deverá subtrair da leitura atual a última leitura do mês anterior, que consta no campo leitura do medidor da sua conta de energia elétrica.

 

Consumo = 4805 - 4590 = 215 kWh

 

Observação: Se o campo "Fator de Multiplicação" aparecer na sua fatura com um valor diferente de 1, o valor do consumo deverá ser multiplicado pelo "fator" para se chegar ao número de quilowatts gastos no período

Medidor Ciclométrico

Apresenta os algarismos em formato digital, funcionando como um registrador de quilometragem percorrida por um veículo.

 

Nesse tipo de relógio de luz, os números que aparecem no visor já indicam o valor da leitura.

Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi
Estrada Geral da Madre , nº4680 , Bairro Andrino
Tubarão - SC - CEP: 88.706-100
Fone: (48) 3301-5284