COMO A ENERGIA
É GERADA?

Existem várias formas de gerar energia: usinas hidrelétricas, termelétricas, solares, eólicas.
No Brasil, a maior parte vem das hidrelétricas, que usam a água dos rios.
Se não chove o bastante, como vimos este ano em algumas regiões, o que acontece? O nível dos reservatórios cai, a vazão da água não consegue gerar eletricidade. E precisamos recorrer a outras soluções mais complexas e caras.
Aí você pode estar se perguntando: mas aqui no meu Estado não parou de chover, como isso me afeta? O sistema elétrico do Brasil é todo interligado, mesmo que chova no Norte, se não chover no Sul, o sistema fica desequilibrado e prejudica a transmissão de energia.
Por isso, todos nós precisamos fazer um consumo mais consciente de energia. Se desperdiçar, vai faltar.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR

ILUMINAÇÃO

Substitua lâmpadas halógenas e fluorescentes por lâmpadas LED. O custo inicial será compensado com a economia de energia. Pinte as paredes do teto com cores claras. Além de refletirem melhor a luz natural, reduzem o consumo de iluminação artificial. Apague as lâmpadas que não estiver utilizando, exceto aquelas que contribuem para a sua segurança. Mantenha as janelas abertas e aproveite ao máximo a luz natural.

MÁQUINA DE LAVAR ROUPA

Procure lavar o máximo de roupas possível de uma só vez. Utilize a quantidade de sabão adequada para cada tipo de roupa. Mantenha o filtro da máquina sempre limpo para que não seja necessário repetir a operação “enxaguar”. Utilizem sempre o ciclo mais adequado para as lavagens. Escolha máquinas com selo Procel ou classificação A do Inmetro.

FERRO DE PASSAR ROUPAS

Junte a maior quantidade de roupas possível para passar todas de uma vez só. Utilize a temperatura indicada de acordo com cada tipo de tecido. Desligue o ferro sempre que pausar o serviço. Assim você poupa energia e evita o risco de acidentes. Aproveite o calor do ferro desligado para passar roupas de tecidos leves. Avalie a real necessidade de passar certas peças de roupa. Sempre que possível, opte por vestir e comprar roupas de tecidos que não amassam. Escolha o ferro de menor potência.

CHUVEIRO ELÉTRICO

Evite banhos demorados. Feche a torneira enquanto se ensaboa. Sempre que possível, ajuste a temperatura para a posição “verão”, pois em “inverno” o consumo é 30% maior. Não mude a temperatura com o chuveiro ligado. Dê preferência aos sistemas solares para o aquecimento de água. Eles são mais econômicos e ainda ajudam a preservar o meio ambiente. Não reaproveite resistências queimadas. Isso provoca o aumento de consumo e coloca em risco a sua segurança.

GELADEIRA

Não seque roupa atrás da geladeira. Além de sobrecarregar o aparelho e aumentar o consumo de energia, você corre o risco de acidentes com choques elétricos. Verifique regularmente o estado das borrachas de vedação. Isso auxilia no desperdício de energia. Descongele e limpe a sua geladeira com frequência. Regule o termostato adequadamente de acordo com a estação do ano. Instale sua geladeira em um local ventilado, afastada da parede, dos raios solares, fogões e estufas. Ao comprar, escolha as com selo Procel ou com classificação A do Inmetro. Cuide bem da sua geladeira, não abra a porta a todo momento, não forre as prateleiras e não armazene alimentos quentes em seu interior.

AR CONDICIONADO

Escolha corretamente o equipamento de acordo com o tamanho do ambiente. Mantenha os filtros do aparelho limpos. Regule adequadamente a temperatura. Mantenha as janelas e portas fechadas sempre que estiver com o aparelho ligado. Os aparelhos instalados nas áreas externas devem ter proteção contra o sol. Tenha cuidado para não bloquear a ventilação. Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado.

COMPUTADOR

Use notebook, é mais econômico. Sempre que possível, após 20 minutos sem usá-lo, coloque o para “dormir” ou “hibernar”. Desligue o computador da tomada quando não estiver usando.

TELEVISÃO

Não deixe a TV ligada sem necessidade. Não durma com a TV ligada, utilize o recurso “timer”. Fique alerta ao utilizar o modo stand by, pois alguns aparelhos consomem energia mesmo quando estão desligados. Se não estiver utilizando recursos de programação, desligue-os da tomada.

#CONSUMOCONSCIENTEJA

E VOCÊ, ESTÁ PRONTO PARA FAZER A SUA PARTE?